segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O que é a Globalização?

·       O que é globalização?
É a interação do mundo. É um processo sócio-econômico e que tem haver com a integração de economias e mercados nacionais.
·       O que é fragmentação?
São extensões territoriais que por ocupação ou alinhamento doutrinário, constituem um País, uma Federação, que pela violência, tirania ou/e dominação sob uma única administração.

 Os cenários da globalização e fragmentação:

O processo de Globalização trouxe grandes transformações em escala mundial.
Segundo os cientistas, o principal eixo do mundo atual emerge exatamente dos avanços tecnológicos especialmente nos setores de comunicação e de transporte eis porque a globalização está fortemente relacionada à noção de espaço-tempo.
Paralelamente ao processo de globalização estabelece- se o processo de fragmentação.

OBS.: O mundo transformou-se ao longo dos séculos. Não se
possui apenas uma coleção de Nações agrárias ou industrializadas, ricas ou pobres, colônias ou metrópoles, submissas ou dominantes, arcaicas ou modernas. A partir da Segunda Guerra Mundial se desenvolveu um amplo processo de mundialização, assim como de relações, de processos e de estruturas, tanto de dominação e apropriação como de antagonismo e integração. Aos poucos, todos os problemas e dilemas da globalização atingem todas as esferas da vida social, coletiva e individual.

Da mesma forma que a globalização se manifesta de várias maneiras a fragmentação se revela
especialmente nos lugares e quase sempre é lida como conseqüência do próprio modo de produção capitalista (sistema econômico de acumulo crescente de capital).
A marginalização socioeconômica de povos desencadeia impressionantes movimentos migratórios no sentido sul-norte, esses fluxos tendem a acentuar a fragmentação cultural, ou seja, o rompimento com o lugar de origem, com a sua paisagem, a família, os amigos.
A vida no outro país é quase sempre muito difícil, pois a sensação de viver no desconhecido, no estranho é quase sempre traumática gerando insegurança para os milhões de refugiados no mundo.

Ass:Maielle Vagmacker

Leia Mais…

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Um pouco do que é a Geografia.


GEOGRAFIA: vem do grego GEOGRAPHOS geo = terra graphos = descrição.
O ensinamento da geografia vem passando por diversas mudanças a fim de romper com a mera descrição de paisagem e memorização de dados, eventos, nome de capitais e rios, tipo de clima e relevo.
 Pensar geograficamente é pensar na localização – mapeamento dos fenômenos naturais (rios, vegetações, clima, e relevo) e nos aspectos culturais religiosos, econômicos, políticos, sociais e ambientais do mundo em suas diversas escalas de análise.

Ass:Felipe Marques

Leia Mais…

Leia Mais…