sexta-feira, 11 de março de 2011

CAPITALISMO

É um sistema econômico de acúmulo crescente de capital(dinheiro).
O capitalismo se caracterizou como comercial, industrial e monopolista ou financeiro.

  • Capitalismo Comercial:(final do século XV até meados do sèculoXVIII). Estabeleceu as bases da 1ª divisão internacional do trabalho(DIT) ->Relações comerciais e mudanças na divisão da produção de mercadorias entre países.

Divisão Internacional do Trabalho:           

Capitalismo Industrial:( segunda metade do século XVIII até século XIX) Consolidação da indústria moderna como principal atividade econômica.
Nessa fase a economia das potências européias passou a ser regida pelo LIBERALISMO, doutrina econômica que se baseava na idéia da livre concorrência com mecanismo de regulação do mercado(lei da oferte e da procura).

Capitalismo monopolista ou financeiro:(século XX até atualidade) Concentração de capital nas mãos de um número reduzido de empresas (monopólios).
A maior parte das ações das empresas passaram a ser negociada em Bolsa de Valores (instituição onde se realizam transações de compra e venda, ações e valores imobiliários).  


Aspectos fundamentais do capitalismo
  • Sociedade dividida em classes: no capitalismo existem 2 classes sociais -> os capitalistas que são os proprietários do meio de produção( banqueiros, comerciante,etc) e os trabalhadores, que vendem sua força de trabalho aos capitalistas em troca de um salário.Gera desigualdades.
  • Predomínio da propriedade privada: as pessoas são livres para investirem em algo desde que possuam capital para tanto.
  • Busca do lucro e acúmulo de capital: aumento da produtividade das empresas, os empresários buscam a maior margem de lucros possível para seu negócio.
  • Economia de mercado: Lei da oferta e da procura ->quando a oferta de um produto é maior do que a procura, seu preço tende abaixar; quando a procura por esse produto é maior do que a oferta, seu preço tende a aumentar.
Cartéis:quando as empresas fixam os preços_atuam de forma coordenada
 



Ass: Maielle Wagmacker

0 comentários:

Postar um comentário